Ícone do site Blog do Dr. Matheus Trilico – Neurologista referência em TEA e TDAH adulto

Escotomas Cintilantes: saiba o que são e quando procurar atendimento médico.

Escotomas Cintilantes - Dr Matheus Trilico - Neurologista em Curitiba

Escotomas Cintilantes - Dr Matheus Trilico - Neurologista em Curitiba

Um escotoma representa um borramento ou ponto cego que obstrui o campo visual total ou parcialmente. Os escotomas podem envolver qualquer parte do campo visual e se manifestar de diferentes formas e tamanhos. No caso dos escotomas cintilantes, a pessoa apresenta alteração no campo visual em forma de um ou mais pontos brilhantes.

Os escotomas cintilantes geralmente não são permanentes, mas eles podem ser um indicador de uma condição de saúde subjacente. Classicamente estão relacionados às enxaquecas, mas podem ocorrer em outras situações também. 

Neste artigo faremos uma breve explicação sobre o que são os escotomas cintilantes e quando você deve procurar um médico. Quer saber mais? Então continue lendo!

O que é um escotoma cintilante?

Escotoma é uma palavra que se origina do grego, “scotoma”, e significa “escuridão”. Os escotomas cintilantes aparecem como manchas ou pontos brilhantes que flutuam no campo visual (figura 1) e, apesar de afetarem a visão, eles representam alterações neurológicas. 

Figura 1. Escotoma Cintilante no campo visual de um paciente.

Os escotomas podem ser um tipo de aura visual bastante comum nos pacientes com enxaqueca. Eles se manifestam de diferentes formas e tamanhos, podendo ser ondulados, lineares em crescente, dentre outras (figura 2). Suas bordas geralmente são irregulares. Quando se localizam no campo visual periférico, podem até mesmo passar despercebidos.

Figura 2. Tipos de escotomas com bordas e localizações diferentes no campo visual.
Fonte: https://www.mdsaude.com/neurologia/enxaqueca/

Quais são as principais causas de um escotoma cintilante?

Dentre as causas que podem gerar os escotomas, destacam-se lesões na retina e no nervo óptico, doenças metabólicas, deficiências nutricionais, esclerose múltipla, glaucoma, alterações no córtex visual, hipertensão arterial e exposição a substâncias tóxicas.

No caso particular dos escotomas cintilantes, acredita-se que eles sejam causados ​​pelo que é conhecido como depressão alastrante cortical. Basicamente, essa é uma atividade elétrica anormal que se difunde pelo cérebro. Esses impulsos elétricos podem estar relacionados à pressão alta, inflamação ou flutuações hormonais, entre outras situações.

As condições de saúde às quais os escotomas cintilantes estão relacionados incluem:

Como os escotomas cintilantes são tipicamente tratados?

Normalmente, os escotomas cintilantes não requerem tratamento. Na maioria dos casos, o ponto brilhante se resolverá sozinho em cerca de minutos a poucas horas

Em alguns casos, essas alterações visuais podem estar relacionadas à doenças subjacentes, como a enxaqueca ou epilepsia. Nesses casos, tratamentos específicos podem ser necessários. Exemplos de medicações utilizadas são:

Quem tem maior risco de desenvolver esses escotomas cintilantes?

Se você costuma ter enxaquecas com aura, pode ter maior probabilidade de desenvolver essa alteração. Os fatores de risco para enxaqueca com aura incluem história familiar e sexo feminino. 

Ter um problema de saúde mental, como depressão, também pode aumentar o risco de escotomas. Fatores relacionados ao estilo de vida, como pressão alta, estresse e ansiedade, podem estar relacionados ao desenvolvimento de escotomas.

Quando procurar um médico?

Existem alguns sintomas que, quando ocorrem com o escotoma cintilante, precisam ser tratados por um profissional de saúde. Procure atendimento médico imediatamente se tiver o seguinte:

Se você está tendo uma enxaqueca intensa pela primeira vez ou se seus sintomas de dor de cabeça mudaram em relação à sua experiência típica, agende uma consulta com um neurologista para discutir a necessidade de investigação e tratamento complementares.

Em resumo:

Os escotomas cintilantes são tipicamente benignos, o que significa que normalmente não são motivo de preocupação e desaparecem espontaneamente sem tratamento. Os escotomas cintilantes recorrentes podem indicar outras condições de saúde, como enxaqueca.

Outros fatores de risco e sintomas que você tem ajudarão seu médico a determinar se seus escotomas são motivo de preocupação.

Agora que você já entendeu o que são os escotomas cintilantes e que eles são comumente relacionados com a enxaqueca, o que acha de conhecer um pouco mais sobre essa doença? Então veja nosso artigo completo sobre enxaquecas!

Sair da versão mobile