Ícone do site Blog do Dr. Matheus Trilico – Neurologista referência em TEA e TDAH adulto

Dexametasona pode reduzir mortes pelo coronavírus

dexametasona pode reduzir mortes pelo coronavírus

dexametasona pode reduzir mortes pelo coronavírus

Em 16 de junho de 2020, pesquisadores da Universidade de Oxford anunciaram que a dexametasona pode reduzir mortes pelo coronavírus. Os pesquisadores acreditam ainda que essa possa ser a primeira droga que efetivamente reduziu as mortes pela COVID-19.

O estudo RECOVERY

Segundo os britânicos, trata-se do resultado do estudo RECOVERY (Randomised Evaluation of COVid-19 thERapY), iniciado em março de 2020 e que avaliou mais de 11.500 pacientes de 175 hospitais no Reino Unido. O estudo avalia não apenas a dexametasona, mas outros possíveis tratamentos como a hidroxicloroquina, azitromicina, lopinavir-ritonavir e outros. Todavia, até o momento, a dexametasona foi a que se mostrou mais promissora.

De acordo com os cientistas da Universidade de Oxford, 2104 pacientes (parte dos 11.500) receberam o corticoide dexametasona na dose de 6mg/dia (oral ou intravenoso) por 10 dias e foram comparados com 4321 outros pacientes que receberam o tratamento usual sem a dexametasona. Ao se avaliar a mortalidade em 28 dias, obteve-se os seguintes resultados:

A esperança da dexametasona

Nas palavras de Peter Horby, um dos pesquisadores do estudo:

“A dexametasona é a primeira droga que mostrou melhorar a sobrevida nos pacientes com a COVID-19. Este é um resultado extremamente bem-vindo. O benefício da sobrevivência é claro e amplo nestes pacientes que estavam doentes o suficiente para precisarem de tratamento com oxigênio. Então, a dexametasona pode agora se tornar padrão no cuidado destes pacientes. Ela é barata e pode ser usada imediatamente para salvar vidas ao redor do mundo”.

Tendo em vista a importância pública desses resultados, os pesquisadores agora trabalham para publicá-los na íntegra em breve para corroborar que a dexametasona pode reduzir mortes pelo coronavírus. No momento em que o mundo ultrapassa as 430 mil mortes, sendo mais de 44 mil só no Brasil, que também tem mais de 900 mil casos confirmados, este certamente é um resultado bastante animador.

Quer saber mais sobre o coronavírus e a Covid-19? Então não se esqueça de ver nosso conteúdo sobre como o coronavírus afeta o cérebro e pode causar perda do olfato e do paladar.

Sair da versão mobile