Dormência e formigamento: saiba quais são suas causas e o que fazer!

[wpbread]
dormencia e formigamento

Dormência e formigamento geralmente são sintomas benignos e transitórios. Após ficar muito tempo em uma posição pouco ergonômica, o paciente vai senti-los, mas eles não duram mais do que alguns minutos. No entanto, caso eles persistam, são um importante alerta para o comprometimento da saúde dos nervos locais.

Caso o tratamento adequado não seja iniciado, isso pode causar consequências graves para a pessoa, como o amputamento de membros. No post de hoje, vamos ensinar a você quais são as principais causas e o que fazer diante da ocorrência desses sintomas. Acompanhe!

Riscos de dormência e formigamento

A dormência é a perda de sensibilidade de uma região, que pode ser acompanhada também de uma redução da movimentação. Já o formigamento é a sensação de que vários insetos estão picando nossa pele.

Todo mundo sente esses sintomas durante a vida, mas passam rapidinho. Então sentir uma vez não é motivo para procurar um neurologista. O grande problema é quando há a recorrência ou a permanência dos sintomas. Assim, a consulta é essencial para diagnosticar a causa. Caso contrário, algumas consequências graves podem ocorrer.

Maior risco de acidentes

A principal função dos nossos sentidos é nos proteger contra danos. Quando você sente dor ou muito calor em um membro, seu principal reflexo é retirá-lo. Se a sensibilidade está reduzida, você pode bater em objetos com muita força e não perceber.

Durante o uso das panelas, por exemplo, você pode se queimar sem notar! Lesões graves podem surgir, demandando um tratamento muito prolongado ou intenso.

Feridas

Sem a sensibilidade, você pode estar se apoiando excessivamente sobre um membro, sem perceber que está ferindo a pele. Com o tempo, começam a surgir as “úlceras de pressão”. Elas são difíceis de tratar e geralmente demandam o uso de medicamentos específicos.

Amputação do membro

Esse risco é elevado especialmente nos diabéticos e nas pessoas com dificuldade de cicatrização. A resposta imunológica na região não será adequada, sujeitando-a a infecções bacterianas de repetição. Assim, pode ocorrer a necrose de uma extensão muito grande de tecidos e, nesses casos, o principal tratamento pode ser a amputação.

Quais as principais causas de dormência e formigamento?

Listamos as principais causas de dormência e formigamento a seguir!

Pressão nos nervos

Essa é a principal causa de formigamento e de dormência no dia a dia. Quando ficamos sentados por muito tempo, há uma pressão sobre determinados nervos. Isso provoca sintomas que podem acometer toda a perna e, caso você se apoie com o cotovelo ou o punho, eles também pode ocorrer nos braços e nas mãos.

Mas não se preocupe! O formigamento passa em minutos e a dormência pode durar mais um pouco. Quando menos esperar, tudo estará de volta ao normal.

No entanto há situações, como a síndrome do túnel do carpo, na qual há uma inflamação dos ligamentos que pressiona os nervos por muito tempo. Assim, os sintomas duram vários dias, além de provocar dor.

Falta de vitaminas

Há determinadas vitaminas, como a B12, que são essenciais para a saúde do sistema neurológico. Na sua falta, sintomas sensitivos podem aparecer. Nesse caso, é preciso ir ao médico para que ele faça um tratamento adequado para a reposição da vitamina e investigue outros problemas. A probabilidade de deficiência de B12 aumenta em pessoas veganas e em alcoolistas.

Doenças crônicas

Essa é uma das causas mais comuns quando estamos falando de dormência e formigamento crônicos. A Diabetes Mellitus descontrolada causa uma doença chamada de “neuropatia periférica” em que alguns nervos não funcionam mais adequadamente. Isso expõe a pessoa a todos os riscos que explicamos acima.

Apesar de ser raro, a artrite e outras doenças reumatológicas também podem acometer os nervos diretamente. No entanto, o mais comum é que elas inflamem os ligamentos e os ossos próximos aos nervos, causando os sintomas de perda da sensibilidade.

Doenças infecciosas

Há também as neuropatias infecciosas, que podem ser causadas por diversos agentes, como vírus e bactérias. Elas geram uma inflamação local intensa, que é acompanhada de dormência, formigamento e dor.Por tudo isso, é importantíssimo estar atento sobre os sinais que o corpo nos manda de que algo está errado — como é o caso de dormência e formigamento. Com a persistência desses sintomas, não adie a consulta médica, pois ela pode chegar rapidamente à causa e ao tratamento certo. Evite medidas caseiras e a autoprescrição.

Quer continuar recebendo os melhores conteúdos de neurologia? Então assine nossa newsletter!

5 2 votos
Nota deste artigo
Inscrever
Notificação de
guest
1 Comentário
Mais votados
Mais novos Mais antigos
Comentários no texto
Ver todos os comentários
Compartilhe o post:

Posts relacionados

1
0
Será ótimo saber sua opinião, por favor comente!x
Dúvidas? Fale com minha equipe!
Olá! 👋
Obrigado por visitar meu blog.
Se precisar de ajuda e quiser agendar uma consulta, é só escrever aqui!
Abraço!