Enxaqueca tem cura? Entenda um pouco da doença e conheça os principais tratamentos aqui.

[wpbread]
enxaqueca tem cura

Saber se a enxaqueca tem cura pode ser um alívio para muitos que sofrem com essa dor constante que afeta o humor, a disposição para realizar atividades domésticas e profissionais, entre outros prejuízos.

Novos estudos em medicina e farmacologia vêm trazendo possibilidades terapêuticas e alternativas viáveis para controlar esse problema e melhorar o estado de saúde das pessoas com enxaqueca.

Pensando nisso, se você quiser saber se enxaqueca tem cura, fique por aqui e entenda!

O que é enxaqueca?

É uma dor de cabeça intensa e constante que pode causar sensibilidade à luz (fotofobia), irritabilidade e, em crises mais intensas, exigir internação hospitalar para administração de medicamentos endovenosos.

Até o momento, essa doença não tem cura, mas é possível controlar os sintomas a ponto de prevenir ou diminuir a intensidade das próximas crises, o que já é um alento para muitos indivíduos que têm o problema.

As pessoas diagnosticadas com enxaqueca devem adotar hábitos mais saudáveis como praticar atividade física, evitar bebidas alcoólicas, que podem desencadear as crises, entre outras ações.

Quais são os melhores tratamentos para essa doença?

A enxaqueca é uma doença complexa que precisa de uma avaliação detalhada do neurologista. Ele recomendará tratamentos com medicamentos e outras estratégias para diminuir a frequência e intensidade das dores.

Acupuntura, técnicas de relaxamento e terapias

Existem diversas pesquisas que apontam os benefícios da acupuntura no controle das crises de enxaqueca, técnicas de relaxamento, terapias psicológicas ou uma associação desses métodos.

Medicamentos

Alguns medicamentos também se provaram eficientes nas crises ou na prevenção de novos eventos. Sabendo que a enxaqueca causa a dilatação dos vasos do cérebro, certos remédios são utilizados para reduzir esse processo.

Nesse sentido, muitos analgésicos são usados no período da crise para diminuir a expansão dos vasos sanguíneos cerebrais e reduzir a percepção da dor. Outros remédios também são úteis apesar de seu mecanismo de ação nos casos de enxaqueca não ser completamente conhecido.

Entre eles, encontram-se antidepressivos, anticonvulsivantes, betabloqueadores, medicamentos originalmente utilizados para evitar vômito, entre outras opções conforme a aceitabilidade do organismo do paciente.

Erenumab

Uma proposta recente para melhorar a rotina de quem sofre de enxaqueca é o Erenumab, novo medicamento aprovado pela ANVISA que pode reverter até 50% das crises de enxaqueca.

Sua ação farmacológica, quando administrado de forma subcutânea, se deve aos anticorpos monoclonais, que bloqueiam genes de uma substância chamada calcitonina, considerada responsável por desencadear as crises de enxaqueca.

Os efeitos colaterais mais observados no estudo de quase 11 mil pacientes com enxaqueca foram aumento de peso, sonolência, entre outros sintomas menos graves, como náuseas e ânsia de vômito.

O medicamento já foi autorizado pela ANVISA e está na fase final de definição do preço para o paciente. Porém, estima-se que seu valor será elevado, pois, nos Estados Unidos, foi avaliado em aproximadamente US$ 6.900 por ano.

Posso ter enxaqueca?

Agora que já discutimos se a enxaqueca tem cura, o que acha de avaliar se você realmente pode ter enxaqueca? Montamos um teste com base nos critérios diagnósticos do ICHD-3 para enxaqueca sem aura. Vamos lá?


Critérios Diagnósticos Enxaqueca Sem Aura ICHD-3

Critérios Diagnósticos para Enxaqueca Sem Aura

Este teste é baseado nos critérios diagnósticos para Enxaqueca da International Classification of Headache Disorders (ICHD) (3a edição - ICHD-3)

Notas:
1. Uma ou algumas crises de migrânea (enxaqueca) podem ser difíceis de se diferenciar de outras crises de dor de cabeça. Além disso, a natureza de uma única ou de algumas poucas crises de enxaqueca pode ser de difícil compreensão. Sendo assim, um mínimo de cinco crises é necessário.

Indivíduos que, por outro lado, preenchem os critérios para a Migrânea sem aura, mas tiveram menos do que cinco crises, devem ser codificados como portadores de Provável migrânea sem aura.

2. Quando o paciente adormece durante a crise de migrânea e acorda sem a mesma, considera-se a duração da crise como sendo até o momento do despertar.

3. Em crianças e adolescentes (abaixo dos 18 anos), as crises podem durar de 2 a 72 horas (as evidências para durações não tratadas de menos de 2 horas em crianças não foram comprovadas).

ATENÇÃO! Este não é um teste diagnóstico, apenas orientativo. O diagnóstico deve sempre ser realizado por um médico durante consulta.  


Para fazer o teste, você precisa necessariamente preencher o CRITÉRIO A:

A. Já ter apresentado ao menos cinco crises que preencham os critérios de B a D (a seguir) 

Se você acredita que já teve 5 crises de cefaleia, prossiga o teste.

B. Crises de cefaleia durando 4-72 horas (sem tratamento ou com tratamento ineficaz)

C. A cefaleia possui AO MENOS DUAS das seguintes características:

  1. localização unilateral 
  2. caráter pulsátil
  3. intensidade da dor moderada ou forte
  4. exacerbada por ou levando o indivíduo a evitar atividades físicas rotineiras (por exemplo: caminhar ou subir escadas)

D. Durante a cefaleia, AO MENOS UM dos seguintes sintomas:

  1. náusea e/ou vômito
  2. fotofobia e fonofobia


Enxaqueca tem cura? Por enquanto não! Mas tem tratamento.

Saber se a enxaqueca tem cura é uma preocupação de quem sofre com crises e fica frequentemente debilitado para fazer atividades domésticas e profissionais. Por isso, é essencial buscar ajuda de um neurologista experiente em tratar essa doença, verificar em conjunto quais são as medidas mais adequadas para o caso em questão e seguir o tratamento da maneira correta.

Agora que você já entendeu sobre as estratégias para controlar a enxaqueca e que ela (ainda) não tem cura, aproveite para ler sobre a diferença entre enxaqueca e outras dores de cabeça.

0 0 votos
Nota deste artigo
Inscrever
Notificação de
guest
5 Comentários
Mais votados
Mais novos Mais antigos
Comentários no texto
Ver todos os comentários
Compartilhe o post:

Posts relacionados

5
0
Será ótimo saber sua opinião, por favor comente!x
Dúvidas? Fale com minha equipe!
Olá! 👋
Obrigado por visitar meu blog.
Se precisar de ajuda e quiser agendar uma consulta, é só escrever aqui!
Abraço!