Quociente de Empatia (EQ) - Teste Online para Autismo em Adultos
Essa é a versão online do Teste EQ – ou teste do Quociente de Empatia, validado na investigação de autismo em adultos pelo psicólogo Baron-Cohen em 2004. O Quociente de Empatia (EQ) é um questionário autoaplicável projetado para medir a empatia em adultos. Ele testa a capacidade de compreender como outra pessoa está se sentindo ou o que ela pode estar pensando.
A escala EQ é composta por 60 perguntas, sendo 40 destinadas a mensurar a empatia do participante e 20 questões-controle.
Entenda a Pontuação:
- Faixa de pontuação: 0-80
- Pontuação de corte: ↓30
- 81% das pessoas previamente designadas como Síndrome de Asperger pontuam 30 ou menos. [1]
- A maioria dos homens não autistas pontua, em média, 42. [2]
- A maioria das mulheres não autistas pontua, em média, 47 . [3]
Atenção!
- Esse teste é apenas uma auto avaliação inicial e não um diagnóstico final de autismo, independente da pontuação. Muitos que pontuam abaixo do seu corte de 30 pontos e até mesmo venham a atender aos critérios de diagnóstico de autismo leve ou do antigamente denominado Asperger podem levar uma vida comum, sem grandes dificuldades, respeitando suas limitações e interagindo com pessoas que conheçam e respeitem sua forma de viver.
- Essa versão do Quociente de Empatia não foi validada para a população brasileira, embora tenha sido para outras populações, inclusive a portuguesa. Isso significa que não há um estudo de confiabilidade para nossa língua e, portanto, também não é possível afirmar que a referida pontuação é válida no Brasil. Use esse teste online como forma de conhecê-lo, porém jamais como diagnóstico da doença.
Se tiver dúvidas, procure sempre um profissional especializado. Lembre-se de que o diagnóstico de TEA é complexo e exige diversas ferramentas, além de abordagem multidisciplinar.
Ao final do teste, será fornecido seu resultado com base nas respostas escolhidas.
Um abraço,
Dr. Matheus Trilico
Referências:
Baron-Cohen S, Wheelwright S. The empathy quotient: an investigation of adults with Asperger syndrome or high functioning autism, and normal sex differences. J Autism Dev Disord. 2004 Apr;34(2):163-75. doi: 10.1023/b:jadd.0000022607.19833.00. PMID: 15162935.