A sonolência excessiva durante o dia, também conhecida de sonolência excessiva diurna (SED), hipersonia ou hipersonolência, é uma vontade (quase) incontrolável de dormir ou cochilar durante situações e atividades do cotidiano. A pessoa tem uma incapacidade em se manter acordada ou alerta durante os principais períodos de vigília do dia, resultando em sonolência e lapsos de sono não intencionais.
Esse tipo de sonolência acomete até 25% da população geral e sua gravidade é variável. Ela pode se manifestar desde uma sonolência leve, caracterizada por distração, até uma sonolência mais grave, em que podem estar presentes lapsos involuntários de sono, amnésia e comportamento automático. A sonolência excessiva diurna é considerada patológica se os sintomas estiverem presentes há mais de três meses e esses pacientes devem ser avaliados por neurologistas e médicos especialistas em Medicina do Sono.
Achou interessante e quer saber se você possui sonolência excessiva diurna? Então faça agora mesmo a nossa versão online da Escala de Sonolência de Epworth!
[rock-convert-cta id=”1672″]
Dr. Matheus Trilico é neurologista referência no diagnóstico e acompanhamento de TEA e TDAH em adultos. Formado em medicina pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília (FAMEMA) e com residência em Neurologia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR) e mestre também pela UFPR. Além de atuar como neurologista em consultório privado e no Sistema Único de Saúde (SUS), realiza também atividades acadêmicas. Dr. Matheus Trilico acredita que o ser humano precisa conhecer bem sua saúde e, por isso, transmite as informações sobre o quadro clínico de forma clara e didática, reafirmando seu compromisso com a exímia relação médico-paciente. Amante da tecnologia, busca utilizá-la para agregar conhecimento e facilitar a vida dos pacientes, mas sem perder seu foco: o humanismo e a qualidade do atendimento médico.
CRM 35.805/PR – RQE 24.818