Pesquisar
Close this search box.

Demência de Lewy: conheça sobre essa doença

4 minutos para ler
demência de Lewy
A Demência de Corpos Lewy é a terceira maior causa de demência, logo após demência vascular e a doença de Alzheimer. Prevalente na terceira idade, a Demência de Lewy é caracterizada por alterações cognitivas e comportamentais, alucinações e alguns sintomas da doença de Parkinson, como rigidez muscular e tremor involuntário.

A Demência de Corpos Lewy é a terceira maior causa de demência, logo após demência vascular e a doença de Alzheimer. Prevalente na terceira idade, a Demência de Lewy é caracterizada por alterações cognitivas e comportamentais, alucinações e alguns sintomas da doença de Parkinson, como rigidez muscular e tremor involuntário. 

No artigo de hoje, vamos contar para você quais são os principais aspectos da Demência de Lewy, seus sintomas, diagnóstico e tratamento. Acompanhe! 

Características da Demência de Lewy

A demência é uma condição patológica em que há o declínio progressivo das capacidades cognitivas, comprometendo a memória e o comportamento do indivíduo. Assim como a Doença de Alzheimer, a Demência de Lewy é neuroprogressiva, mas ela tem características diferentes e se desenvolve de formas distintas

Enquanto na doença de Alzheimer algumas proteínas se acumulam no cérebro e destroem as células nervosas (ou ainda, atrapalham o impulso elétrico entre os neurônios), a Demência de Lewy é caracterizada pela presença de estruturas proteicas anormais, os chamados Corpos de Lewy, dentro das células neuronais, que causam sua degeneração

A quantidade de neurônios perdidos também é menor em pacientes com Demência de Lewy em comparação com pacientes de Alzheimer. No entanto, o distúrbio colinérgico — a disfunção dos neurotransmissores responsáveis pelo movimento muscular — é maior. 

Desse modo, a progressão da Demência de Lewy é mais rápida que a doença de Alzheimer e, além das alterações comportamentais, ela também é acompanhada de sintomas motores, que podem ser confundidos com os sintomas da doença de Parkinson

Principais sinais e sintomas

Como falamos anteriormente, a Demência de Lewy tem manifestações semelhantes às doenças de Alzheimer e Parkinson. Os sintomas podem ser separados em motores, cognitivos e neuropsiquiátricos. Confira abaixo. 

Sintomas motores

Os sintomas motores incluem: 

  • tremor involuntário;
  • rigidez muscular; 
  • lentidão; 
  • alterações na marcha;
  • síndrome das pernas inquietas.

Sintomas como constipação ou diarreia, aumento da frequência urinária e alterações no sono, como sono agitado e sonolência diurna, também são manifestações comuns.  

Sintomas cognitivos

Esta categoria abrange:

  • problemas de memória;
  • déficits de atenção;
  • comprometimento da noção espacial, que pode levar a quedas; 
  • fala repetitiva. 

Sintomas neuropsiquiátricos

Desta categoria, podemos destacar: 

  • ansiedade;
  • depressão
  • alucinações e delírios, em geral complexos; 
  • desorientação; 
  • pensamentos de perseguição.

Diagnóstico 

Em muitos casos, devido as suas características, a Demência de Lewy pode ser diagnosticada como doença de Alzheimer ou Parkinson. Na verdade, a Demência de Lewy pode ser facilmente confundida com o estágio final da doença de Parkinson, em que o paciente também apresenta alterações psicológicas. 

Assim, para descartar outras possibilidades, o diagnóstico leva em conta quando os sinais começaram, bem como o padrão de sintomas do paciente. Os exames de imagem também podem detectar se há alguma alteração no cérebro, no entanto, não conseguem identificar os corpos de Lewy. 

Tratamento e cuidados para melhorar a qualidade de vida

Ainda não há cura para a Demência de Lewy. No entanto, é possível cuidar do paciente reduzindo os sintomas da doença por meio de fármacos, como medicamentos inibidores de colinesterase. 

Importante ressaltar que nem sempre a medicação indicada para a Demência de Lewy é a mesma usada no tratamento de Parkinson — na verdade, alguns remédios antiparkinsonianos podem piorar o quadro neuropsiquiátrico. 

Algumas medidas para cuidar do paciente com demência também podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida. Manter uma rotina e estabelecer um horário para dormir, por exemplo, ajudam o paciente a lembrar e lidar melhor com as atividades do dia a dia, além de passar uma sensação de segurança. 

Prestar atenção ao ambiente também ajuda a prevenir quedas. Além disso, optar pela fisioterapia, sempre com a orientação do médico neurologista, ajuda o paciente a lidar melhor com os sintomas motores. 

Assim, você viu que a Demência de Lewy é uma patologia bastante complexa, cujos sintomas podem ser semelhantes aos de outras doenças neurológicas, como Parkinson e Alzheimer. Não há cura, mas é possível diminuir suas manifestações por meio do tratamento médico. 

Que tal continuar aprendendo sobre as doenças neurológicas? Assine agora mesmo nossa newsletter e nos siga nas redes sociais para não perder os conteúdos. 

0 0 votos
Nota deste artigo
Inscrever
Notificação de
guest
1 Comentário
Mais votados
Mais novos Mais antigos
Comentários no texto
Ver todos os comentários
Compartilhe o post:

Posts relacionados

1
0
Será ótimo saber sua opinião, por favor comente!x
Dúvidas? Fale com minha equipe!
Olá! 👋
Obrigado por visitar meu blog.
Se precisar de ajuda e quiser agendar uma consulta, é só escrever aqui!
Abraço!