Ler faz bem para o cérebro e previne inúmeras doenças

Como a leitura faz bem para o cérebro? Melhorar a saúde mental, a concentração e proteger da neurodegeneração são apenas alguns dos benefícios.

A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo – com
essa frase de Joseph Addisson começamos o tema de hoje: ler faz bem para o cérebro?

É praticamente parte de um senso comum que ler é um bom hábito – por isso devemos cultivá-lo! Mas afinal, isso está certo? Existe uma explicação cientifica que justifique o incentivo da leitura? Ler J K Rowling tem o mesmo efeito que Franz Kafka? Há uma recomendação diária mínima? Muitas dúvidas, não é mesmo? Então que tal ler nosso texto de hoje para se inspirar? Vamos lá!

Como ler faz bem para o cérebro em 3 passos

1. Leitura faz bem para nossa saúde mental

Um estudo realizado na Universidade de Sussex mostrou que ler reduz significativamente nossos níveis de estresse, diminuindo, inclusive, a frequência cardíaca média e a tensão muscular, quando se comparou quem tinha o hábito de ler diariamente com quem não tinha. Por isso, ler antes de dormir é tão relaxante. O benefício foi visto mesmo com a leitura de alguns minutos por dia.

Para muitos, ler é um hobby – e ter um hobby praticado com frequência naturalmente já melhora nossos níveis de estresse. Além disso, a leitura faz bem para o cérebro influenciando na nossa inteligência e criatividade. Enquanto estamos lendo, por exemplo, nosso cérebro se comporta como se estivéssemos vivenciando aqueles momentos – por isso muitos amam os romances românticos e de fantasia, embora qualquer gênero seja saudável.

Em 2018 um estudo ficou famoso por tratar de um efeito pouco comentado da leitura – o aumento da empatia, a capacidade de colocar-se no lugar do outro. A explicação para isso parece ser bem simples: quando estamos lendo, vemos cada situação sob a perspectiva do personagem que está a vivenciá-la e isso nos ajuda a entender seus sentimentos e decisões, mesmo que talvez não fossem os sentimentos e decisões que nós mesmos tomaríamos.

Os italianos extrapolaram e foram além: publicaram o artigo The greatest magic of H arry P otter: Reducing prejudice“, afirmando que os leitores de Harry Potter têm maior probabilidade de solidarização com minorias socias. Mas como? Provavelmente por terem acompanhado na saga a luta contra o preconceito sofrido por Hermione e outros tantos bruxos nascidos em família “trouxa”. Interessante, não é mesmo?

2. Leitura estimula o cérebro

Inúmeros estudos mostram que ler faz bem para o cérebro estimulando nossas conexões neurais, inclusive com exames de imagem comprovando. A Universidade de Stanford, por exemplo, mostrou isso usando um romance de Jane Austen.

O grupo estudado lia um capítulo dentro de um aparelho de ressonância magnética de duas maneiras diferentes:
1. Primeiro descompromissada, “mais leve”;
2. Depois de maneira mais atenta – vagarosamente, de forma imersiva, como para uma análise crítica. 

Durante a leitura, evidenciou-se aumento de fluxo sanguíneo para várias áreas cerebrais associadas a concentração e, no segundo tipo de leitura, houve aumento do fluxo inclusive para áreas menos utilizadas, mostrando que a forma como lemos influencia a estimulação cerebral.

Nas leituras mais profundas há envolvimento das áreas de visão, audição, e fala – o que pode ajudar a se expressar e escrever melhor. A área de Broca nos ajuda a entender ritmo e sintaxe; a área de Wernicke trabalha a percepção das palavras e seus significados; o giro angular atua na linguagem.

Agende sua consulta com o Dr. Matheus Trilico e se cuide melhor!

Leituras mais leves e descontraídas, no entanto, não deixam de ser benéficas, e podem significar a entrada para o maravilhoso universo dos livros. Entretanto, nosso cérebro tende a esquecer mais rapidamente o que é lido dessa forma.

Criatividade e senso crítico também são benefícios relacionados a leitura. É necessária imaginação para visualizar os personagens, os cenários e tudo que é descrito no livro. Isso nos deixa mais criativos, além de nos fazer refletir sobre ideias e valores apresentados, aumentando nossa bagagem para argumentação.

3. Ler pode proteger contra o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas

 Um estudo americano comprovou que ler pode ser considerado um fator de proteção para doença de Alzheimer. Ler faz bem para o cérebro e melhora em até 30{f86f5f7a910ca5f7a736c7fbc58669f08696b785632a56ff4296ab7b349050ad} a diminuição de atividade cerebral naturalmente esperada na população idosa.

Poemas, especificamente, parecem ativar de maneira mais importante áreas relacionadas à memória e introspecção. Ler poemas ativa o córtex cingulado posterior e lobos temporais mediais, e está relacionado a fortes emoções. Seja qual for sua motivação, não negligencie sua mente – leia!

Vamos ler?

Não é bem estabelecido qual o tempo que deve ser dedicado à leitura por dia. Entretanto, o mais importante parece ser justamento torná-la um hábito – e isso depende apenas de você!

Para te ajudar e incentivar a população a ler mais, temos um presente! Você pode acessar gratuitamente a 12min, plataforma de leitura e microbooks para smartphones, por 7 dias! Como neurologista, Dr. Matheus Trilico acredita que estimular hábitos saudáveis melhora a qualidade de vida e a eficácia do tratamento.

E aí, qual livro você vai ler hojeDeixe nos comentários!
1
Conte qual livro você está lendo ou pretende ler!x

E aproveite essa novidade que trouxemos para você. É só clicar no banner abaixo utilizando, exclusivamente, um celular! Boa leitura.

CLIQUE E SIGA-ME NO INSTAGRAM DR MATHEUS TRILICO - NEUROLOGISTA EM CURITIBA

Receba os nossos conteúdos e saiba mais sobre como cuidar da sua saúde.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.
5 3 votos
Nota deste artigo
Inscrever
Notificação de
guest
6 Comentários
Mais votados
Mais novos Mais antigos
Comentários no texto
Ver todos os comentários
12
0
Será ótimo saber sua opinião, por favor comente!x
Dúvidas? Fale com minha equipe!
Olá! 👋
Obrigado por visitar meu blog.
Se precisar de ajuda e quiser agendar uma consulta, é só escrever aqui!
Abraço!