Ícone do site Blog do Dr. Matheus Trilico – Neurologista referência em TEA e TDAH adulto

Neurologista trata ansiedade? Vamos responder sua dúvida aqui!

Neurologista trata ansiedade? - Dr Matheus Trilico - Neurologista em Curitiba

Neurologista trata ansiedade? - Dr Matheus Trilico - Neurologista em Curitiba

Para entender melhor se neurologista trata ansiedade, antes precisamos explicar o que é ansiedade. De forma simplificada, a ansiedade é a resposta natural do corpo ao estresse. É um sentimento de medo ou apreensão sobre algo que ainda está por vir: o primeiro dia de aula, ir a uma entrevista de emprego ou fazer um discurso, por exemplo, podem causar medo e nervosismo na maioria das pessoas. Isso é natural e totalmente normal.

Todavia, se seus sentimentos de ansiedade forem extremos, durarem mais de seis meses e estiverem interferindo em sua vida, você pode ter um transtorno de ansiedade. Agora sim estamos falando de uma doença e, neste caso, a ajuda de um profissional de saúde pode ser fundamental! Vamos explicar melhor.

Neurologista trata ansiedade em casos específicos

Se a sua dúvida é se o neurologista trata ansiedade, de uma forma bastante simplificada a resposta seria SIM. Entretanto, precisamos explicar melhor isso para que não haja confusão!

O profissional especialista em tratar ansiedade, depressão e outras doenças da mente é o psiquiatra, aliado muitas vezes ao psicólogo, psicoterapeuta e outros profissionais. Algumas vezes, pela existência de preconceito e informação equivocada sobre a psiquiatria, muitos pacientes acabam procurando o neurologista, justificando que a ansiedade é um “problema nos nervos”. 

De fato, muitas doenças neurológicas se relacionam com a ansiedade, seja como causa ou efeito e, para esses casos, eventualmente, o neurologista pode tratar tal ansiedade. Para outros casos, incluindo aqueles graves e refratários, o psiquiatra deve ser sempre consultado, principalmente quando se trata de Transtornos de Ansiedade.

O que são Transtornos de Ansiedade?

Quem nunca teve ansiedade? Sim, existe uma ansiedade natural, uma ansiedade adaptativa. É normal, por exemplo, sentir-se ansioso por se mudar para um novo lugar, começar um novo emprego ou fazer uma prova. Esse tipo de ansiedade é desagradável, mas pode motivá-lo a trabalhar mais, estudar mais e dedicar-se com maior afinco a algo. A ansiedade comum é um sentimento que vai e vem, mas não interfere em sua vida cotidiana.

No caso de um Transtorno de Ansiedade, a sensação desagradável medo acompanha o paciente a maior parte do tempo. Ela é intensa e, às vezes, debilitante.

Esse tipo de ansiedade pode fazer com que você pare de realizar atividades de que gosta e que naturalmente não lhe causariam nenhuma sensação desagradável . Em casos extremos, pode impedir que você entre no elevador, atravesse a rua ou até mesmo saia de casa. Se não for tratada, a ansiedade pode piorar.

Os transtornos de ansiedade são a forma mais comum de doença emocional e podem afetar qualquer pessoa em qualquer idade. De acordo com a American Psychiatric Association, as mulheres têm mais probabilidade do que os homens de serem diagnosticadas com um transtorno de ansiedade

Mas se a ansiedade pode ser simplesmente um sintoma, quais são os transtornos de ansiedade? Continue lendo que iremos explicar!

Quais são os transtornos de ansiedade?

A ansiedade é uma parte fundamental de vários transtornos diferentes. Dentre eles, destacamos os principais:

O que causa os transtornos de ansiedade?

Médicos e cientistas ainda não têm certeza da causa exata da ansiedade. Entretanto, é provável que ela se deva a uma combinação de fatores, incluindo genéticos e ambientais. Ainda, pesquisadores acreditam que em pessoas com transtornos ansiosos, as áreas do cérebro responsáveis ​​por controlar o medo podem ser afetadas.

Algumas pesquisas estão sendo feitas sobre esse assunto. Estudos com gêmeos sugerem que a genética pode desempenhar um papel importante. Por exemplo, uma pesquisa avalia que o gene RBFOX1 pode estar envolvido no desenvolvimento de condições relacionadas à ansiedade, como o transtorno de ansiedade generalizada. 

Certas partes do cérebro, como a amígdala e o hipocampo, também estão sendo estudadas. A amígdala é uma pequena estrutura que parece ser responsável por processar ameaças, fazendo parte do “circuito neural do medo”. Ela alerta o resto do cérebro quando há sinais de perigo, podendo desencadear uma resposta de ansiedade. Já o hipocampo é uma região do cérebro envolvida no armazenamento de memórias, dentre elas as relacionadas a eventos ameaçadores e traumáticos. 

Neurologista trata ansiedade, mas o psiquiatra é o especialista no assunto!

Neste artigo explicamos brevemente o que é a ansiedade e quais são os principais transtornos ansiosos. Também mostramos que pesquisas que tentam encontrar as causas desses transtornos estão sendo feitas, ligando a mente e o cérebro em busca de uma explicação plausível. Deixamos claro que o neurologista trata ansiedade em casos específicos, mas o psiquiatra é o especialista nesse assunto e nos transtornos que o envolvem.

É muito comum ficar em dúvida sobre quando procurar um neurologista ou um psiquiatra, não é mesmo? Por isso, fizemos um outro artigo esclarecedor sobre esse assunto. Não deixe de ler!

Sair da versão mobile