O cuidado com a saúde vai além do diagnóstico e do tratamento da doença. Estreitar os laços com o médico faz com que o paciente se sinta acolhido e respeitado. Isso, além de aumentar a satisfação e o bem-estar durante o atendimento, também ajuda a melhorar os resultados do tratamento.
Neste artigo, vamos mostrar a importância da boa relação entre médico e paciente e quais são os principais pontos que podem influenciar esse relacionamento. Continue a leitura!
Qual é a importância da relação entre médico e paciente?
Quando o paciente tem um bom relacionamento com o médico, ele se sente mais à vontade para se comunicar, explicando os sintomas de forma mais clara, o que ajuda no diagnóstico e no tratamento.
Essa melhora na comunicação é especialmente importante em doenças que afetam o comportamento, como a doença de Alzheimer, a doença de Huntington e a demência.
Uma boa relação médico e paciente também aumenta o engajamento no tratamento proposto, o que melhora sua efetividade e consequentemente aumenta a qualidade de vida do paciente.
Isso pode ser útil em doenças que comprometem a mobilidade, como a doença de Parkinson. Em alguns casos, o treinamento funcional é recomendado para melhorar a flexibilidade e conservar a força, mas muitos pacientes se sentem desmotivados. Em cenários como esse, confiar na palavra do médico é um incentivo para continuar.
Quais pontos influenciam a relação entre médico e paciente?
Quando falamos em doenças neurológicas, é fundamental contar com um atendimento humanizado e empático, além de sentir confiança no profissional da saúde. Abaixo, entenda melhor a influência desses fatores.
Confiança
A confiança é a palavra-chave quando falamos em deixar que alguém cuide da nossa saúde ou da saúde dos nossos entes queridos.
Assim, para que a relação médico e paciente seja boa, é fundamental que o paciente tenha fé na capacidade do profissional — que confie no diagnóstico, no tratamento e nas recomendações.
Nesse aspecto, profissionais que se preocupam em explicar os termos médicos e esclarecer dúvidas dos pacientes passam mais credibilidade.
Além disso, orientações individuais pós-atendimento também aumentam a sensação de segurança e impactam positivamente a relação médico e paciente.
Empatia
Empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro. Quando o profissional é empático, o paciente se sente compreendido e acolhido, e as chances de adotar as recomendações médicas e de responder melhor ao tratamento são maiores.
Atendimento humanizado
Atendimento humanizado é quando o médico olha para o paciente de fato, enxergando-o como um ser completo, com características e individualidades que devem ser respeitadas — e não apenas como um número, um nome na agenda ou uma série de informações escritas no prontuário.
O Dr. Matheus Trilico acredita que o cuidado com o paciente deve ser integral. Por isso, dá muita importância para o relacionamento com o paciente. Ele oferece um tratamento individualizado, humanizado e empático, sempre esclarecendo as dúvidas e orientando sobre a patologia.
Para o Dr. Matheus, a consulta é apenas uma etapa do acompanhamento, que continua com orientações individuais pós-atendimento e também globalmente, por meio dos conteúdos informativos desde blog.
Assim, você viu que, para alcançar bons resultados no tratamento das doenças neurológicas, é fundamental que a relação entre médico e paciente seja boa. Para isso, é importante procurar profissionais confiáveis, empáticos e que ofereçam um tratamento humanizado.
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Dr. Matheus Trilico é neurologista referência no diagnóstico e acompanhamento de TEA e TDAH em adultos. Formado em medicina pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília (FAMEMA) e com residência em Neurologia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR) e mestre também pela UFPR. Além de atuar como neurologista em consultório privado e no Sistema Único de Saúde (SUS), realiza também atividades acadêmicas. Dr. Matheus Trilico acredita que o ser humano precisa conhecer bem sua saúde e, por isso, transmite as informações sobre o quadro clínico de forma clara e didática, reafirmando seu compromisso com a exímia relação médico-paciente. Amante da tecnologia, busca utilizá-la para agregar conhecimento e facilitar a vida dos pacientes, mas sem perder seu foco: o humanismo e a qualidade do atendimento médico.
CRM 35.805/PR – RQE 24.818