Neuropediatra ou Neurologista Infantil é o médico especialista em diagnosticar e tratar crianças e adolescentes com doenças neurológicas. A neuropediatria é uma especialidade dedicada ao estudo do desenvolvimento e maturação do sistema nervoso. Trata-se de uma área com poucos profissionais disponíveis e, portanto, saber como encontrar o melhor para seus filhos pode não ser tarefa fácil.
Pensando em te ajudar, neste artigo vamos explicar o que um neuropediatra faz, quais doenças ele trata, qual a sua importância na saúde dos seus filhos e, ainda, daremos dicas para encontrar um bom neuropediatra em Curitiba. Quer saber mais? Então continue a leitura!
Principais Tópicos Deste Artigo
O que faz um neuropediatra?
Enquanto o neurologista adulto cuida das doenças do sistema nervoso nos mais velhos, o neuropediatra faz o mesmo com as crianças. Assim, é o neurologista infantil que vai acompanhar o desenvolvimento neurológico desde o nascimento do seu pequeno até a adolescência, por volta dos 14 a 16 anos.
Por estar junto do paciente desde o início da vida, o neuropediatra é fundamental em acompanhar o desenvolvimento neurológico da criança, avaliando os marcos das aquisições motoras, cognitivas e de linguagem durante o crescimento, possibilitando diagnosticar e tratar quaisquer alterações precocemente.
Quais as principais doenças que um neurologista infantil acompanha?
Inúmeras são as doenças acompanhadas pelo neuropediatra, por isso, trazemos apenas alguns exemplos a seguir:
- Autismo
- Dificuldade escolar
- Tiques
- Dores de cabeça, cefaleia ou enxaqueca
- Tumores do Sistema Nervoso em crianças
- Hidrocefalia
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
- Alteração do tamanho e da forma da cabeça (microcefalia e macrocefalia, por exemplo)
- Epilepsia, crise convulsiva e síndromes epilépticas
- Meningites, encefalites e doenças infecciosas do sistema nervoso
- Distúrbios do movimento na criança
- Esclerose Múltipla
- Doenças neuromusculares (Distrofia Muscular de Duchenne e miopatia congênita por exemplo)
- Atraso para falar
- Atraso para caminhar
- Hipotonia (“molinho”, floppy baby)
- Distúrbios do sono (como insônia, terror noturno, enurese entre outros)
- Paralisia cerebral
- Mal formações do sistema nervoso central
- Encefalopatia hipóxico-isquêmica
- Erros inatos do metabolismo
- AVC na infância
- Doenças degenerativas do sistema nervoso central e periférico
- Síndromes genéticas
Quando procurar um neuropediatra?
Talvez o mais comum seja seu pequeno ir ao neurologista infantil após ter sido encaminhado por outro profissional da saúde, normalmente o pediatra. Ainda assim, você deve considerar a avaliação desse profissional quando a criança apresentar um atraso no seu desenvolvimento neuropsicomotor (figura 1) ou qualquer alteração neurológica conforme descrito acima. E, claro, ainda que não haja nenhuma doença, o neuropediatra pode acompanhar o crescimento do seu pequeno para garantir que esteja tudo bem!
Como encontrar um neuropediatra em Curitiba?
Como dissemos no início deste artigo, neurologistas infantis são especialistas difíceis de se encontrar, principalmente em cidades pequenas. Por isso, vamos dar exemplo de excelentes neuropediatras em Curitiba para você levar a sua maior preciosidade!
Assim como nós, nossos amigos dos Pequenos Neurônios acreditam que “levar informação sobre neurologia pediátrica para as famílias, pacientes e demais interessados ajuda a empoderá-los com o conhecimento necessário para que elas consigam tomar decisões e se tornem ativas na busca pela própria saúde.”
Dra. Benaia Silva e Dr. Luis Paulo Dutra são neuropediatras em Curitiba e mantém um site com conteúdos extremamente relevantes e atuais sobre neurologia pediátrica de fácil acesso e voltado ao público leigo.
Ficou com vontade de saber mais sobre o assunto e quer conhecer esse conteúdo fantástico sobre neurologia infantil? Então acesse já os Pequenos Neurônios e compartilhe com os amigos!
Dr. Matheus Trilico é neurologista referência no diagnóstico e acompanhamento de TEA e TDAH em adultos. Formado em medicina pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília (FAMEMA) e com residência em Neurologia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR) e mestre também pela UFPR. Além de atuar como neurologista em consultório privado e no Sistema Único de Saúde (SUS), realiza também atividades acadêmicas. Dr. Matheus Trilico acredita que o ser humano precisa conhecer bem sua saúde e, por isso, transmite as informações sobre o quadro clínico de forma clara e didática, reafirmando seu compromisso com a exímia relação médico-paciente. Amante da tecnologia, busca utilizá-la para agregar conhecimento e facilitar a vida dos pacientes, mas sem perder seu foco: o humanismo e a qualidade do atendimento médico.
CRM 35.805/PR – RQE 24.818