O quebra-cabeças, a cor azul, a fita da conscientização, o infinito… Qual é realmente o símbolo do autismo? Neste texto vamos te explicar o significado de cada um para que você entenda melhor os símbolos do autismo. Quer conhecê-los? Então continue lendo!
Principais Tópicos Deste Artigo
Os símbolos do autismo
Para compreender a ideia por trás da simbologia, é preciso ao menos entender, basicamente, o que é o autismo. Temos, então, um complexo transtorno do neurodesenvolvimento que afeta cerca de 1 em cada 44 crianças, principalmente meninos, e que pode comprometer as habilidades sociais, de comunicação, sensoriais, de autorregulação e diversas outras. Acredita-se que o TEA seja causado pela interação entre fatores genéticos e ambientais.
A busca por representar tamanha diversidade presente no TEA, bem como por gerar inclusão, identificação e findar o preconceito culminou com a criação de símbolos para o autismo. Vamos te mostrar os principais a seguir.
A peça do quebra-cabeça
Esse símbolo, apesar de muito conhecido e provavelmente o primeiro a ser criado, é também polêmico. Produzido em 1963 por Gerald Gasson, pai e membro do conselho da National Autistic Society (anteriormente The Society for Autistic Children) em Londres e popularizado pela Autism Speaks, simboliza as dificuldades de compreensão enfrentadas pelas pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
A polêmica na comunidade autista se dá porque um de seus significados é a dificuldade em compreender as pessoas dentro do espectro. Assim, muitos passaram a ver o quebra-cabeça como uma analogia àquele que “não se encaixa na sociedade”.
O infinito
O símbolo do autismo representado pelo infinito, também conhecido como logotipo da neurodiversidade, foi criado pelos próprios autistas. O infinito nas cores do arco-íris celebra a esperança e a diversidade de expressão dentro do TEA.
Fita da conscientização
A fita da conscientização é um símbolo do autismo criado em 1999 e utilizado amplamente até hoje. Formada por peças do quebra-cabeça em diferentes cores vivas e brilhantes, representa a diversidade, a inclusão social, a esperança e a conscientização da sociedade como um todo.
A fita de conscientização sobre o autismo também é popular para demonstrar apoio à causa e educar o público sobre os direitos das pessoas afetadas. Por este motivo, pode-se, frequentemente, encontrar este símbolo em placas de filas prioritárias e locais onde pessoas do espectro são bem-vindas.
A cor azul no autismo
A cor azul foi escolhida para representar o autismo devido ao transtorno afetar mais meninos do que meninas. Ela se iniciou e foi propagada pela associação Autism Speaks através da campanha “Light it Up Blue”, que significa “ilumine em azul”, referindo-se ao uso da cor como símbolo do autismo no dia 02 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. No Brasil, o Dia do Orgulho Autista e da Neurodiversidade é comemorado em 18 de junho.
Agora que você conheceu os principais símbolos do autismo e entendeu os ideais deles, o que acha de disseminar essas informações com outras pessoas e colaborar na luta pela conscientização? Compartilhe!
[shareaholic app=”share_buttons” id_name=”post_below_content”]
Dr. Matheus Trilico é neurologista referência no diagnóstico e acompanhamento de TEA e TDAH em adultos. Formado em medicina pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília (FAMEMA) e com residência em Neurologia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR) e mestre também pela UFPR. Além de atuar como neurologista em consultório privado e no Sistema Único de Saúde (SUS), realiza também atividades acadêmicas. Dr. Matheus Trilico acredita que o ser humano precisa conhecer bem sua saúde e, por isso, transmite as informações sobre o quadro clínico de forma clara e didática, reafirmando seu compromisso com a exímia relação médico-paciente. Amante da tecnologia, busca utilizá-la para agregar conhecimento e facilitar a vida dos pacientes, mas sem perder seu foco: o humanismo e a qualidade do atendimento médico.
CRM 35.805/PR – RQE 24.818