Símbolo do autismo - Dr Matheus Trilico Neurologista

Qual o símbolo do autismo? Veja 3 e conheça o principal.

O quebra-cabeças, a cor azul, a fita da conscientização, o infinito… Qual é realmente o símbolo do autismo? Neste texto vamos te explicar o significado de cada um para que você entenda melhor os símbolos do autismo. Quer conhecê-los? Então continue lendo!

Os símbolos do autismo

Para compreender a ideia por trás da simbologia, é preciso ao menos entender, basicamente, o que é o autismo. Temos, então, um complexo transtorno do neurodesenvolvimento que afeta cerca de 1 em cada 44 crianças, principalmente meninos, e que pode comprometer as habilidades sociais, de comunicação, sensoriais, de autorregulação e diversas outras.  Acredita-se que o TEA seja causado pela interação entre fatores genéticos e ambientais.

A busca por representar tamanha diversidade presente no TEA, bem como por gerar inclusão, identificação e findar o preconceito culminou com a criação de símbolos para o autismo. Vamos te mostrar os principais a seguir.

A peça do quebra-cabeça

Esse símbolo, apesar de muito conhecido e provavelmente o primeiro a ser criado, é também polêmico. Produzido em 1963 por Gerald Gasson, pai e membro do conselho da National Autistic Society (anteriormente The Society for Autistic Children) em Londres e popularizado pela Autism Speaks, simboliza as dificuldades de compreensão enfrentadas pelas pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

peca do quebra cabeca simbolo do autismo
A peça do quebra-cabeça – polêmico símbolo do autismo.

A polêmica na comunidade autista se dá porque um de seus significados é a dificuldade em compreender as pessoas dentro do espectro. Assim, muitos passaram a ver o quebra-cabeça como uma analogia àquele que “não se encaixa na sociedade”.

Agende sua consulta com o Dr. Matheus Trilico e se cuide melhor!

O infinito

O símbolo do autismo representado pelo infinito, também conhecido como logotipo da neurodiversidade, foi criado pelos próprios autistas. O infinito nas cores do arco-íris celebra a esperança e a diversidade de expressão dentro do TEA. 

O infinito simbolo do autismo
O infinito – símbolo da neurodiversidade.

Fita da conscientização

A fita da conscientização é um símbolo do autismo criado em 1999 e utilizado amplamente até hoje. Formada por peças do quebra-cabeça em diferentes cores vivas e brilhantes, representa a diversidade, a inclusão social, a esperança e a conscientização da sociedade como um todo

Fita da conscientizacao simbolo do autismo
Fita da conscientização – símbolo atual do autismo.

A fita de conscientização sobre o autismo também é popular para demonstrar apoio à causa e educar o público sobre os direitos das pessoas afetadas. Por este motivo, pode-se, frequentemente, encontrar este símbolo em placas de filas prioritárias e locais onde pessoas do espectro são bem-vindas. 

A cor azul no autismo

A cor azul foi escolhida para representar o autismo devido ao transtorno afetar mais meninos do que meninas. Ela se iniciou e foi propagada pela associação Autism Speaks através da campanha “Light it Up Blue”, que significa “ilumine em azul”, referindo-se ao uso da cor como símbolo do autismo no dia 02 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. No Brasil, o Dia do Orgulho Autista e da Neurodiversidade é comemorado em 18 de junho.

Agora que você conheceu os principais símbolos do autismo e entendeu os ideais deles, o que acha de disseminar essas informações com outras pessoas e colaborar na luta pela conscientização? Compartilhe!


CLIQUE E SIGA-ME NO INSTAGRAM DR MATHEUS TRILICO - NEUROLOGISTA EM CURITIBA

Receba os nossos conteúdos e saiba mais sobre como cuidar da sua saúde.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.
5 1 vote
Nota deste artigo
Inscrever
Notificação de
guest
1 Comentário
Mais votados
Mais novos Mais antigos
Comentários no texto
Ver todos os comentários
12
0
Será ótimo saber sua opinião, por favor comente!x
Dúvidas? Fale com minha equipe!
Olá! 👋
Obrigado por visitar meu blog.
Se precisar de ajuda e quiser agendar uma consulta, é só escrever aqui!
Abraço!